sábado, 4 de abril de 2015

La Bella Donna – FIAT

Este lindo quadro que enfeita a minha casa  é um cartaz de propaganda da Fiat que eu particularmente acho lindo!



Segundo o Site www.endcars.com
La Bella Donna – FIAT

Criação de Giovanni Battista Carpanetto, considerado o Toulouse-Lautrec italiano, que criou muitos cartazes de propaganda da época.

Pouco antes da FIAT se instalar no Brasil, no início da década de 70, Alguns diretores e gerentes da fábrica italiana vieram ao Brasil afim de fazer contato com possíveis interessados em montar concessionárias e oficinas para formar a sua rede autorizada. 

Giovanni Battista Carpanetto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Giovanni Battista Carpanetto. Capa para um romance Salgari .
Giovanni Battista Carpanetto ( Turim , 30 de Setembro de 1863 - Turim , 26 de Julho de 1928 ) foi um pintor e publicitário italiano .
Aprendiz na litografia Doyen de Turim. Ele estudou arte na ' Accademia Albertina e mais tarde tornou-se um dos professores do mesmo instituto.
Sua primeira exposição de pintura é de 1884, na Exposição Nacional de Turim, que apresenta os Confidences quadro. Outras obras importantes, todos feitos no final do século XIX, são: ondas primeiro grande, Sonhos azuis, em Po perto de Turim, Fanfulla, ortaglie, Consequences, folhas amarelas, Pôr do sol na Po, O espelho do sol, Mirage, Scraps, Critics tipo , A cariados, Em cravejado Securitas e Mãe. Em particular, vale a pena mencionar o suicídio pintura, exibido em Veneza em 1887 e deu origem a muitas controvérsias isso.
A partir de 1898, e até por volta de 1906, entrando no negócio de cartaz da propaganda e percebe posters para as instituições públicas e as grandes empresas de Piemonte.Entre as obras mais significativas deste período é possível citar os de Gancia (1895), Fiat (1899) e La Stampa (1899).